domingo, 22 de janeiro de 2012

Tráfico de Animais Silvestres Pela Internet ?


O Brasil possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta. O tráfico de animais silvestres tornou-se um problema pouco conhecido e seríssimo, já que é o 3º maior do mundo, estando atrás somente do tráfico de drogas e de arma. Não existem estatísticas exatas, mas as estimativas são assustadoras. 


Aproximadamente vinte milhões de filhotes de mamíferos e aves são retirados de seus habitats todo o ano. Desses, apenas 1% sobrevivem e chegam aos consumidores e, alguns, são recuperados em flagrantes, mas nem todos poderão retornar à natureza, condenados a viver em cativeiro. 

No Brasil, o comércio de animais silvestres invadiu a rede mundial de computadores. Pela internet, os criadores fazem encomenda, pagam pelo produto e depois recebem os bichos em casa. Os fiscais do IBAMA, como a transação é virtual, encontram dificuldades para fiscalizar esta atividade que vem crescendo com a tecnologia avançada. 


Tráficos de Animais pela Internet 

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que é uma autarquia federal responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente, encontra diversas dificuldades na fiscalização do comércio de animais silvestres em lojas virtuais no Brasil. 


Pela internet, os criadores fazem encomenda, pagam pelo produto e depois recebem os bichos em casa. Como a transação é virtual, os fiscais do IBAMA encontram dificuldades para fiscalizar a atividade. 

Segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), os animais mais traficados para pet shops, segundo o site, são: jibóia, periquito, cágado, sagui, arara vermelha, cascavel e tartarugas. 


Animais mais procurados pelo tráfico

Papagaio-de-cara-roxa, Arara Canindé, Arara-vermelha, Corrupião, Curió, Tie-sangue, Saíra-sete-cores, Tucano, Mico-leão-dourado, Macaco-prego, e Jaguatirica . 

Animais para colecionadores particulares e zoológicos

Este talvez seja o mais cruel dos tipos de tráfico da vida selvagem, pois ele prioriza principalmente as espécies mais ameaçadas de extinção. Quanto mais raro for o animal, quanto mais ameaçado, ou quanto menos exemplares existir na natureza, maior é o seu valor de mercado. 

Exemplos: Arara Azul de Lear, Arara Canindé (azul/amarela), Papagaio Cara Roxa , Mico Leão Dourado e Jaguatirica. 

Animais para fins científicos 

neste grupo encontram-se as espécies que fornecem a química base para a pesquisa e produção de medicamentos. É um grupo que percebeu as facilidades no país e por isso mesmo aumenta a cada dia. 

Exemplos: Jararaca , Jararaca Ilhôa, Cascavel , Sapos Amazônicos, Aranha marrom , Outras aranhas, Besouros, Vespas. 

Os animais abaixo têm substâncias extraídas para serem vendidas por grama. 
Exemplos: Jararaca, , Urutu , Surucucu, Coral, Aranha marrom, Escorpião brasileiro. 

Animais para pet shop's

É a modalidade que mais incentiva o tráfico de animais silvestres no Brasil. Devido à grande procura, todas as espécies da fauna brasileira estão incluídas nessas categoria. Os preços variam de acordo com a espécie e quantidade encomendada. 

Exemplos: Jibóia, Tartaruga, Arara Vermelha, Tucano, Melro, Saíra, Saguí. 


"Enquanto não houver uma real preocupação em se trabalhar as causas do tráfico, seus principais vetores, combatendo a pobreza, criando oportunidades outras que não a retirada de animais de seu habitat, conscientizando a população de que ter um animal silvestre em casa é crime que agride não só o sistema jurídico, mas o ciclo natural em que há co-dependência de espécies, a reprimenda penal terá pouca ou nenhuma efetividade"

Denuncie o Tráfico de Animais  Clicando na Figura



Linha Verde 0800 61 8080

Por : Guedes, F.L.

Um comentário:

  1. Esses dias passou um reportagem na Record sobre esse tema, confesso que me assustei com esse comércio todo !
    Gostei da abordagem

    ResponderExcluir